07.05.2017
Taboão da Serra
Programa Família Hospedeira incentiva adoção em Taboão
compartilhe

O sonho de toda criança que perde a família é encontrar um novo lar e uma nova família que a receba com  amor. Na prática, à medida em que a criança cresce esse sonho se torna ainda mais difícil de se concretizar, já que no Brasil a chamada adoção tardia é quase inexistente. Foi para enfrentar essa realidade brutal que impede a realização do sonho das crianças que são forçadas a viver em abrigos e orfanatos que a vereadora Joice Silva, atualmente presidente da Câmara Municipal aprovou o projeto Família Hospedeira há três anos.

“Você já parou para pensar sobre a importância de se ter uma família, mesmo que seja por um feriado, um final de semana apenas? Essa possibilidade é oferecida a crianças e adolescentes que vivem num abrigo e até você pode se tornar "Família Hospedeira" e dar a elas um pouco de carinho, amor, limites, educação... enfim, convívio familiar”, afirma a presidente Joice Silva para ressaltar a importância do projeto, que ela admite ser um dos mais importantes que já apresentou.

Presidente Joice Silva comemora sucesso do programa Família Hospedeira em Taboão da Serra | Divulgação

De acordo com Joice Silva o Família Hospedeira tem por objetivo incentivar que famílias de Taboão da Serra, voluntariamente, ajudem na criação e educação das crianças e adolescentes abrigadas nas entidades locais, sem possibilidade de reintegração familiar ou adoção. São menores com mais de cinco anos, cujo perfil não encontra, geralmente, pessoas interessadas na adoção. E, por outro lado, revela-se impossível a reintegração familiar.

Recentemente o programa foi retratado numa ampla reportagem da TV Record e posteriormente na rede Globo. O Família Hospedeira está funcionando em Taboão há três anos e já possibilitou a algumas crianças a sonhada convivência familiar que elas tanto almejam. Um adolescente que participa do projeto teve o sonho de encontrar uma nova família plenamente realizado. Ele está em fase de adoção formal mostrando que os frutos do programa podem ser permanentes.

A Família Hospedeira pode escolher um ou mais abrigados para tê-los como hóspede, passando a retirá-lo do abrigo e levá-lo para participar de momentos em família como eventos esportivos, religiosos, comemorativos, recreativos, tais como aniversário, Natal, Reveillon, Páscoa, passeio aos finais de semana e feriados em geral. A família tem a liberdade, se quiser, a qualquer tempo, pedir sua exclusão do projeto.

Se tudo transcorre bem durante os períodos de hospedagem, avaliados pelos técnicos, a família pode solicitar a ampliação dos períodos de convivência, passando, por exemplo, a retirar o abrigado todos os finais de semana.

comentários
  • Marcos Roberto
    Taboão da Serra, Parque Pinheiros
    Gostaria muito de participar desse projeto junto com minha esposa .
  • Jacqueline
    São Paulo, São Paulo
    Ola, gostaria de saber, caso eu queira adotar depois desta convivência, vai ter muita burocracia? Quero dizer demorar muito, e se a familia desta criança quiser de volta? E criamos um vínculo, assim como minha filha tb pode se apegar, como fica?
  • Arlindo Pereira do Prado
    taboao da serra, Jardim suina
    Gostaria muito de participar e que. Sabe adotar uma cranca de 5 anos se fosse possível. Mais infelismente a burocracia e demais. Muitas vezes preferem deixar as crianças em um abrigo .
deixe seu comentário
Aviso aos navegantes: os comentários são parte fundamental de qualquer site. Com eles, os internautas podem ampliar o debate, complementar as notícias publicadas e tecer críticas e elogios. Por isso não queremos transformar esse espaço em palanque, nem contra e nem a favor. Nós não publicamos comentários com palavrões ou agressões gratuitas, comentários fora do assunto ou com auto-propaganda ou propaganda de terceiros. O Portal O Taboanense reserva-se o direito de, independentemente de qualquer aviso ao autor, EXCLUIR qualquer comentário que, a seu exclusivo critério, considere ofensivo ao seu pessoal ou a qualquer terceiro, bem como a bloquear o acesso de qualquer usuário ao espaço de comentários, caso julgue necessário. Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal O Taboanense. Os autores dos comentários são civil e criminalmente responsáveis por publicar qualquer conteúdo que viole a lei (incluindo crimes contra a honra, ameaça, preconceito e discriminação).
Por favor aguarde, enviando comentário.
Comentário enviado com sucesso. Obrigado.
oferecimento
  • publicidade
    Firme junto ao povo